sexta-feira, 29 de maio de 2015

Mônica - Beauty Color (Turma da Mônica)

Olá.
Tudo?
Tudo!
Recentemente um dos meus sonhos gósmicos foi concretizado. E tudo graças à Renata Zuliana que encontrou e me enviou este verdadeiro amor em forma de visco.























Quem minimamente me conhece sabe que sou uma apaixonada pela Mônica (Mógi, como lhe chamava o Tiago, meu filho, quando era pequenito). Desde que me lembro de mim como pessoa que sou grande admiradora da baixinha, dentuça, gorducha. Em parte por identificação, em parte por admiração.
Estranham os brasileiros que nós, aqui em Portugal, entendamos tudo o que eles dizem sendo que o inverso não é proporcional. O que eles se esquecem é que nos fomos indocrinados pela Globo e pela Editora Abril desde tenra idade.
Se não fosse a Mônica sabia lá eu o que era uma espinha no rosto. Sabia lá eu que mocotó é tendões de porco. Poderia lá imaginar que pipa não serve só para guardar vinho, serve também para ser um brinquedo tradicional em dia de vento.
Não só isso mas como teria eu tido a chance de chorar lágrimas de sangue sabendo que nunca, jamais, possuiría bonecada da Estrela e aquela calculadora que era uma coruja... a tesoura que era um coelho ainda tivemos algo de parecido, mas nunca tive um Pogobol e nem nunca comi Goiabada e nem geleia de mocotó Inbasa, que dava para usarmos os boiões como copos depois etc. Uma vida de sofrimento tive eu aqui, nas profundezas da velha Europa, enquanto a criançada no Brasil se divertia à grande.
Mas divago....
Vou só dizer novamente que a Mônica é um dos meus grandes amores forever. Fez-me sonhar e consolidou a minha infância.
Foi então com uma alegria inenarrável que recebi este Mônica, da Beauty Color.
A cor é um vermelho básico, mas tinha mesmo que ser. A Mônica é isso. Se isto fosse em qualquer outra cor sería uma heresia inafiançável.
Infelizmente é um vermelho jelly, o que significa que nem um um quatrilhão de camadas isto lá vai. Aqui está com quatro e, na mesma, há ali o maroto vislumbrar da linha da unha.
Enfim....
Mas eu quero lá bem saber disso! O que me importa é que tenho agora um dos vidrinhos mais icónicos de toda a minha vasta colecção de gosma. Vermelhos bons para a unha há aos catrapázios. Mas gosmas com a fronha da Mônica lá estampadas, isso é só para os special ones. Eu, não o Mourinho.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Marquesa de Santos - L'Apogée

Olá.
Tudo?
Tudo!
Hoje venho-vos trazer uma gosma que, fosse eu outra pessoa, já estava no lixo há que tempos.
A verdade é este é um presente que já se me chegou às mãos, não envenenado, mas decantado. Decantado de tal maneira que nunca soube exactamente de que cor sería... até ao dia em que ganhei coragem e o esparramei nas unhas. Acompanhemos a experiência...























Antes de mais saudemos o pêlo, que já há muito tempo não aparecia por aqui -olááá pêloooo.
Depois vamos por partes, como diría Jack, o Estripador.
Quantas de vocês, ao olhar para o vidrinho, adivinharia que nas unhas isto ficaria um grafite quase preto? O nível de decantação da Marquesa é de deixar qualquer uma boquiaberta. Isto é Marquesa que não era chacoalhada desde 1617, pelo menos.
Depois, e embora pareça que a Marquesa foi acometida de violenta brotoeja, a ideia aqui era incorporar glitter meio prata na coisa. Não foi um sucesso. Isso porque o sacana é muito grosso e não há topcoat no mundo capaz de alisar a tromba à Marquesa. Fica toda empelotada, como se tivesse ido lamber um vespeiro. É pena.
Uma coisa boa a destacar é que, mesmo neste estado lastimável, nas unhas isto é gosma que se comporta lindamente. Fácil de aplicar, boa cobertura, secagem decente, como se de qualquer outro verniz se tratasse.
A lição a reter é que por mais que o frasco pareça o resultado de uma noite de bebedeira, o seu conteúdo pode (e deve, muito provavelmente) estar absolutamente próprio para consumo. Qualquer gosma que possua branco na sua formulação quase que certamente que irá decantar. O óxido de titânio do branco é mais pesado que o resto dos pigmentos e tem a tendência para se juntar no fundo ou nas paredes do vidro. Isso não quer dizer que o visco esteja estragado e que não se possa usar. Abram a tampa e retirem o pincel. O mais certo é que, mesmo sem chacoalhar, ele venha com a cor original do verniz nele, e daí já vão poder avaliar se é ou não boa ideia espalhar aquilo nas unhas. Quando a gosma é oleosa, ela vai ficar com um colarinho de líquido escuro na parte superior. Aí sim, precisam dar uma chacoalhada para voltar a homogeneizar a coisa, senão o bedum vai escorrer na unha e não vai deixar a gosma propriamente dita agarrar-se. Seja como seja, a não ser que estejam grossos ou secos ou peganhentos, os vossos manchadinhos estão sempre bons para vos fazerem companhia às unhas mais uma vez. Give gosma a chance.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Partiu Night - Urbanik

Olá.
Tudo?
Tudo!
Este post é sobre tudo aquilo que eu mais adoro: cores de nada, texturizados, marcas novas, regionalismos semânticos.
Assim sendo eis os Partiu Night, da Urbanik.

































Nunca tinha tido nada desta marca e fiquei, desde já, rendida aos seus encantos.
Um sandzinho amoroso, de acabamento delicado mas, sem sombra de dúvida, bem texturizado, de um cinza esverdeado polvilhado de deliciosas partículas vermelhas (um vermelho lindo) e douradas, que se espalham consistentemente na unha e fazem a sua presença ser sentida e bem notada. ADOREI!
E depois o nome, no tão rico linguajar do povo brasileiro. Partiu Night! Que maravilha. Aqui em Portugal esse verbo na terceira pessoa do pretérito perfeito, acoplado com tal anglicismo, não significa absolutamente nada e até nos deixa dúvidas quanto à sanidade mental de quem profere tal frase quebrada. Mas eu traduzo: ena, 'migas! Vamos sair depois do jantar, frequentar estabelecimentos de diversão nocturna, e soltgar a franga! É este no nome deste verniz cá em terras lusas. Convenhamos que é menos práctico e menos divertido do que Partiu Night.

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Lace Blossom - Pueen (Celebration Collection)

Olá.
Tudo?
Tudo!
Aliás, mais do que tudo!
Hoje é um daqueles posts em que falo pouco por escrito, já que falarei (e muito) no vídeo que coloco aqui em baixo.
O assunto é dos meus favoritos: placas para carimbos.
Sim, lá recebi mais uma bela placa para testar, da minha parceira Pueen e, para variar, é fantástica! Placa pequenina.... NOT! :D
Vamos lá ver a bicha? Vamos lá então.

Quem não a desejou? Quem acabou de dizer "eu", deixe-se lá de ser do contra, que eu não consigo acreditar! Placa perfeita, maravilhosa.
Fiquem-se então com alguns exemplos do que é possivel fazer com ela (sim, era "em baixo", gaja do vídeo).








quinta-feira, 21 de maio de 2015

09 - Golden Rose (Impression)

Olá.
Tudo?
Tudo!
Quando a Nails Inc. lançou a sua colecção de pintainhos gosmosos - os feather effect - primeiro estranhei, mas rapidamente entranhei. E assim que lhes tomei o gosto, quis todos! Mas a sacana da marca é carota, e a minha furridão não me permitiu ir além de um só piu-piu.
Felizmente outras marcas (poucas, é verdade) seguiram a linha destas meigas aves líquidas e, passados uns tempos, pude abarbatar meia dúzia delas na lojinha dos búlgaros.





























Eu achei este 09 uma coisa delíciosa. Penugem em tons de azul e branco, sendo que usei duas camadas dela em cima de um preto creme básico da vida. E o resultado é encantador. Uma coisa muito gráfica, muito chamativa, mas sem ser no sentido "garrido" da coisa.
Uma coisa que também achei é que ele não fica tão "armado" como o da Nails Inc. que se me saltava da unha, como se de uma unha postiça se tratasse. Este é mais "maleável", mais fácil de usar.
Sei que não é um acabamento consensual em termos de gostos das bebés mas eu, pessoalmente, gosto bastante destes passarinhos.